Caracterização

Se pararmos para contemplar esta paragem na costa sul de S. Miguel ficamos, desde logo, deslumbrados com a luxuosa paisagem que nos é oferecida. Uma paisagem natural preservada e onde se regista a intervenção cuidada do homem. É como se contemplássemos uma valiosa obra de arte.

A Ribeira Chã confronta com o mar e com as freguesias de Água de Pau (concelho de Lagoa) e Água D’Álto (concelho de Vila Franca do Campo). A sua topografia configura à Ribeira Chã uma vista privilegiada a partir de qualquer local.

A nível de paisagens naturais, destaca-se o miradouro do Pisão, onde pode ter acesso a uma maravilhosa vista panorâmica do lugar da Caloura, do ilhéu de Vila Franca do Campo e da praia de Água D´Álto.

Comparada a um presépio vivo, a Ribeira Chã é a freguesia mais pequena do concelho de Lagoa, com apenas 2,52 km2 de área e a sua população é composta por 366 habitantes.

Embora pequena, não podemos deixar de mencionar as suas grandes riquezas locais. A freguesia da Ribeira Chã apresenta um rico património arquitetónico, uma típica gastronomia e diversos núcleos museológicos. É uma terra conhecida pelo seu característico artesanato, nomeadamente bonecas de folha de milho e mantas de retalhos.

Salienta-se, ainda, a simpatia e a amabilidade das suas gentes. É bem evidenciada a religiosidade do povo e as suas vivências rurais. Isso confere-lhes a capacidade de celebrar bonitas festividades, sendo a mais importante a do Santíssimo Sacramento, e alegres convívios sociais.

Em termos de património natural, toda a freguesia é de grande beleza, destacando-se o Miradouro do Pisão e os Merendários, no lugar com o mesmo nome. São locais por excelência de onde se obtém uma panorâmica da encantadora costa sul, o ilhéu de Vila Franca, a praia de Água D’Álto, a Caloura e naturalmente a nossa pitoresca freguesia.

O Miradouro do Pisão, localizado num ponto mais elevado, permite ver a Caloura, quer o seu porto, quer a encosta onde se inicia a zona classificada como Sítio de Importância Comunitária (Rede natura 2000) e o mar até à longínqua linha do horizonte.

Nos Merendários do Pisão encontra o local ideal para descansar e comer. O sitio certo para recuperar energias e descontrair.

Destaca-se igualmente o trilho pedestre, criado recentemente, com o objetivo de dar a conhecer toda a beleza natural. Trata-se de um percurso de 8,4 km de extensão, com duração de 3h e com ponto de partida e chegada junto da Igreja Paroquial da Ribeira Chã. Os apreciadores desta atividade, podem observar vistas panorâmicas de enorme amplitude, desde Água de Pau até Vila Franca do Campo sempre com o mar e a serra como pano de fundo. Um agradável passeio onde pode vislumbrar diversos tipos de fauna e flora, com destaque para aves como o milhafre, o melro-preto, o tentilhão, estrelinha e plantas como a uva da serra, o azevinho, o louro e diversas espécies de fetos, entre outros.

No que diz respeito à economia, os habitantes da freguesia da Ribeira Chã, dividem-se entre a agricultura, a pecuária e o comércio. No seu pequeno aglomerado urbano, a freguesia conta, atualmente, com uma mercearia. Existe, também, um café que foi criado, recentemente, melhorando a oferta de serviços do meio local. No entanto, a freguesia é essencialmente, rural e mantém as suas legítimas tradições e, assim sendo, não poderia faltar aqui uma referência aos seus artesãos, que a muito custo vão tentando sobreviver com a sua arte e assim resistindo às mudanças do tempo, como é o caso dos trabalhos com folhas de milho, da espadana, dos trabalhos em cana e dos tapetes de retalhos.