Video on line


Dos principais monumentos da Ribeira Chã destaca-se primeiro que tudo a sua Igreja dedicada a São José, cuja sua construção se deveu ao incansável esforço do saudoso Padre Flores e de toda a população desta pequena comunidade, tendo sido a sua primeira pedra, lançada no ano de 1962 e benzida pelo bispo D. Manuel Afonso de Carvalho. Esta Igreja veio substituir a pequena Ermida de São José, que havia sido construída no mesmo local no ano de 1853 que se encontrava em elevado estado de degradação devido aos sismos. A nova Igreja foi então inaugurada no dia 1 de Maio de 1967, sendo o seu arquitecto Eduardo Read Teixeira. No seu interior destaca-se, principalmente, todo o painel de mosaicos da Capela-mor da autoria do pintor micaelense Tomás Borba Vieira e o sacrário da autoria do escultor Álvaro França. Existe ainda, na Igreja, uma imagem de São José que foi oferecida pelos emigrantes, da autoria do escultor portuense Manuel Thedim.

 

Area

Outro monumento importante da freguesia é de grande beleza, é o miradouro do Pisão, no lugar do mesmo nome, que oferece encantadoras paisagens e é, igualmente, um local agradável para convívio familiar, onde muitas vezes, durante os dias agradáveis de Primavera e Verão, principalmente, aos fins de semana, as famílias se juntam para aí passarem o dia. O referido miradouro fica situado na estrada entre Água de Pau e a Ribeira Chã. Dele consegue-se avistar toda a região da Caloura e a costa Sul da Ilha de S. Miguel, podendo-se observar, também, o Ilhéu de Vila Franca.

Existe ainda, junto ao Pisão, à entrada da freguesia, um pequeno Nicho dedicado a Nossa Senhora da Boa Viagem, com o intuito de proteger os transeuntes que passam por aquelas paragens com destino a diferentes localidades da ilha. Sabe-se que este Nicho foi, provavelmente, colocado no local actual, após a construção da nova estrada do Pisão nos anos 80, anteriormente aquele estaria, colocado na antiga estrada do Pisão.
No passado, na Ribeira Chã, existiam diversos fontanários onde a população ia buscar a água para se abastecer. Actualmente, resta apenas um, situado mesmo à entrada da freguesia.

 

Desenvolvido por: Globaleda