Video on line

Area

 

O ensino na freguesia Ribeira Chã; teve o seu início no longínquo ano de 1879, sendo a sua primeira professora a Sra. Dona Ana Emília, natural da dita freguesia. Esta primeira professora foi nomeada pela Câmara Municipal da Lagoa. No dia 13 de Dezembro de 1902, o Presidente da Câmara Municipal da Lagoa, Francisco José da Silva Pacheco, a pedido da população da Ribeira Chã;, cria a Escola Régia Mista, que veio a ser uma mais valia para a Ribeira Chã;. A primeira professora da Escola Régia Mista foi a Sra. Maria Leopoldina Arruda.

No dia 11 de Fevereiro de 1911 é criado por decreto o primeiro curso de adultos, leccionado na Ribeira Chã; pela professora Francelina de Medeiros Paiva no qual se matricularam 38 alunos, sendo com isto, dado um importante passo para o fim do analfabetismo. No ano de 1927 mais um grande passo começava a ser dado no ensino na Ribeira Chã, pois nesse ano a Câmara Municipal da Lagoa comprou um terreno e elaborou um projecto para a construção de um novo edifício escolar naquele lugar. O novo edifício escolar veio a ser inaugurado no dia 6 de Janeiro de 1935 e tinha duas escolas, uma para cada sexo. A sua primeira professora foi a Sra. Dona Leontina da Conceição Couto.

 

A 23 de Janeiro de 1970 é criado na Ribeira Chã o Ciclo Complementar que entre 1970 e 1978 teve três professoras. As Sras. Antonieta da Rosa, Maria Isabel Medeiros Vieira e Maria de Lourdes Pacheco. No ano de 1973 realizou-se mais um curso de adultos onde estiveram inscritos 17 alunos.

 

Desenvolvido por: Globaleda